Letramento digital: as nuances do hipertexto no jornal digital

Conteúdo do artigo principal

Luisa Miyuki Yoshikawa
Rosemari Bendlin Calzavara

Resumo

A revolução digital promoveu o surgimento de novos gêneros digitais, imprimindo formas diferenciadas de aprendizagem, no que concerne à relação leitura e escrita, que passaram a ocorrer em telas de tablets, leitores eletrônicos, smartphones, proporcionando uma experiência visual, tátil e interativa. Nesse contexto, o internauta pode ler as notícias em um jornal digital da maneira que quiser, ou seja, ele pode personalizar a sua leitura. O leitor na web pode utilizar o hipertexto sempre que desejar aprofundar o seu conhecimento, de forma não linear e não hierarquizada, permitindo o acesso ilimitado a outros textos de forma instantânea. Assim, é imprescindível o desenvolvimento de um letramento digital que capacite professores e alunos para a utilização do jornal digital como um instrumento que favoreça o desenvolvimento e a ampliação da competência discursiva dos alunos.

Palavras-Chave: Gêneros digitais, Hipertexto, Jornal digital, Leitor, Letramento digital

 

Palavras-Chave: Gêneros Digitais, Hipertexto, Jornal Digital, Leitor, Letramento digital

 

Detalhes do artigo

Como Citar
Yoshikawa, L. M., & Calzavara, R. B. (2015). Letramento digital: as nuances do hipertexto no jornal digital. Educação Online, (20), 126–136. https://doi.org/10.36556/eol.v0i20.200
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Luisa Miyuki Yoshikawa, UNOPAR - Universidade Norte do Paraná

Mestranda em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias e professora de Língua Portuguesa da rede pública estadual do Paraná.

Rosemari Bendlin Calzavara, UNOPAR

Mestrado em metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias