O Atendimento Educacional Especializado no Brasil (2003-2014)

Conteúdo do artigo principal

Andressa Santos Rebelo

Resumo

Neste texto, objetivamos discutir parte da relação entre os setores “público” e “privado” na Educação Especial no Brasil, no âmbito do Atendimento Educacional Especializado. Para tanto, analisamos documentos educacionais em diálogo com a literatura pertinente. Vimos que, ao abrir sua disposição para a “Educação Especial”, o Decreto n° 7.611/2011 demonstra que a relação entre o poder público e as instituições privadas sem fins lucrativos ainda está viva, independentemente dos esforços empreendidos pelo governo nos últimos anos, das mobilizações de grupos acadêmicos específicos a ela contrários e dos movimentos educacionais e da sociedade organizada ocorridos antes mesmo da promulgação da Constituição Federal.

Palavras-chave: Educação Especial, Atendimento Educacional Especializado, Políticas educacionais, Inclusão escolar

 

Detalhes do artigo

Como Citar
Rebelo, A. S. (2015). O Atendimento Educacional Especializado no Brasil (2003-2014). Educação Online, (20), 62–78. https://doi.org/10.36556/eol.v0i20.197
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Andressa Santos Rebelo, UFMS/ Campus Pantanal

Doutoranda em Educação, com mestrado em Educação (2012) e licenciatura em Matemática (2009) pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Atualmente é Professor Assistente da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, participa dos grupos de pesquisa Educação e Cidadania (CNPq) junto ao Centro de Referência de Estudos da Infância e da Adolescência (CREIA/UFMS) e Políticas Públicas de Educação e Educação Especial (CNPq), interinstitucional. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação, Educação Especial, Deficiência e Indicadores Educacionais.