O papel do diálogo na formação humana segundo a filosofia hermenêuticade Hans-Georg Gadamer

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Adriana Maria Ribeiro Gil-Ferreira

Resumo

O presente artigo tem como tema norteador as contribuições que o pensamento hermenêutico pode oferecer para pensar, de forma radical, assuntos fundamentais para a educação. Neste artigo, abordamos a questão do diálogo na formação humana, com o objetivo de: 1) apresentar por que a hermenêutica e, em especial, o filósofo Hans-Georg Gadamer, viu no verdadeiro diálogo o espaço propício para que a educação ocorra, compreendendo o diálogo como fusão de horizontes; e 2) elucidar por que, para a hermenêutica, a formação humana só pode ser compreendida como autoformação.

 

Detalhes do artigo

Como Citar
Gil-Ferreira, A. M. R. (2015). O papel do diálogo na formação humana segundo a filosofia hermenêuticade Hans-Georg Gadamer. Educação Online, (18), 76–95. https://doi.org/10.36556/eol.v0i18.168
Seção
Artigos