Atenção: modalidades atencionais e a problematização do diagnóstico de TDAH

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Giovanna Marafon
Cátia Regina Papadopoulos

Resumo

Este artigo visa a discutir as modalidades atencionais socialmente privilegiadas como padrão normal. O diagnóstico de TDAH, geralmente seguido da prescrição do fármaco metilfenidato, tem se sustentado na patologização da atenção que não se exerce de forma contínua e focalizada. Problematizamos o caráter normativo e os efeitos medicalizantes que o diagnóstico acaba por incitar. Nosso interesse se volta para as mudanças nas modalidades atencionais em curso no contemporâneo. Analisamos a emergência de diferentes modalidades atencionais que privilegiam atenção, contendo distração e descontinuidade, não como patológicas ou deficitárias, mas como aquelas que podem contribuir para repensar os processos de aprendizagem.

 

Detalhes do artigo

Como Citar
Marafon, G., & Papadopoulos, C. R. (2015). Atenção: modalidades atencionais e a problematização do diagnóstico de TDAH. Educação Online, (18), 58–75. https://doi.org/10.36556/eol.v0i18.165
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Giovanna Marafon, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio

Doutora em Psicologia pela UFF e Pós-doutoranda em Educação na PUC-Rio.