Da crítica da razão pura às razões práticas: Kant e Bourdieu em um ensaio sobre o entendimento humano

Conteúdo do artigo principal

Alice Pereira Xavier

Resumo

O presente artigo analisa algumas obras de Bourdieu, procurando identificar influências do pensamento filosófico, em especial advindas das obras de Kant, nas pesquisas sociológicas empreendidas pelo autor e nos construtos teóricos que desenvolveu. Ao revisitar algumas ideias e noções da filosofia do pensamento e do sujeito (as razões práticas, a ação racional e inventiva dos agentes, o habitus), procurou-se discutir tais conceitos clássicos à luz de temas ainda caros à pesquisa no campo das ciências sociais e da filosofia. O trabalho sugere a necessidade desses exercícios e a importância de interlocução entre as tradições disciplinares para a análise de questões importantes e comuns aos dois campos: o objetivo e o subjetivo, o universal/transcedental, o particular/individual, o racional/consciente, o irracional/inconsciente.

 

Palavras-chave: Bourdieu; habitus; Kant; razão pura; razões práticas

Detalhes do artigo

Como Citar
Xavier, A. P. (2015). Da crítica da razão pura às razões práticas: Kant e Bourdieu em um ensaio sobre o entendimento humano. Educação Online, (20), 1–16. https://doi.org/10.36556/eol.v0i20.162
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Alice Pereira Xavier, UFF/FEMASS/FAFIMA

Professora e pesquisadora da Escola de Gestores, curso de especialização lato sensu, da Universidade Federal Fluminense, professora da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Macaé - FAFIMA e da Faculdade Pública Municipal Professor Miguel Ângelo da Silva Santos - Femass (Macaé). Tem experiência na área de Educação, Fundamentos da Educação, com ênfase em Sociologia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: juventude, habitus escolar, tecnologia, educação a distância, práticas pedagógicas e qualidade do ensino.