Profissão docente: continuidades e regularidades na história desse ofício

Conteúdo do artigo principal

Angela Cristina Fortes Iório

Resumo

 

Este texto foi construído como trabalho final da disciplina História da Profissão Docente, no Curso de Doutorado em Educação da PUC-Rio, com o objetivo de refletir sobre as transformações que vêm impactando a profissão docente e a imagem desse ofício no campo social. Alguns autores serviram de interlocutores teóricos, em especial, Dubet (2002), Mendonça e Cardoso (2007), Oliveira e Assunção (2009), Nóvoa (2009). A fragmentação da profissão, os baixos salários, o desprestígio, a má qualidade da formação, são alguns dos elementos que vêm impactando o trabalho docente e a imagem que o professor constrói de si mesmo e que integra a constituição de sua identidade profissional.

 

Detalhes do artigo

Como Citar
Iório, A. C. F. (2015). Profissão docente: continuidades e regularidades na história desse ofício. Educação Online, (18), 45–57. https://doi.org/10.36556/eol.v0i18.142
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Angela Cristina Fortes Iório, PUC-Rio

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Gama Filho (1988), graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2007), Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2012). Atualmente, cursando o Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (conclusão prevista para dezembro de 2015). Pesquisadora da Redelatinoamericana de Estudos sobre Trabalho Docente (REDE ESTRADO). Trabalha na Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro. Participa do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre o Professor e o Ensino (GEPPE), coordenado pela Profª Drª Isabel Lelis, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Tem experiência nas áreas de Educação e Psicologia.