A educação superior brasileira no contexto da reforma do Estado: reflexões sobre avaliação externa de cursos e autonomia universitária

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Mônica Romitelli de Queiroz

Resumo

O presente artigo explora os impactos da reforma do Estado, ocorrida no governo FHC, na educação superior brasileira, com destaque para as políticas de avaliação de cursos de graduação, percorrendo o caminho das principais políticas implantadas e de suas possíveis influências nas políticas educacionais vigentes. Sem a pretensão de esgotar o assunto, discute os processos de avaliação de cursos de graduação em contraponto ao conceito de autonomia universitária. Por meio de uma pesquisa empírica, traz a percepção de coordenadores de cursos sobre o impacto dos resultados da avaliação, buscando contribuir para a reflexão sobre os possíveis efeitos dos processos avaliativos na consolidação da autonomia didático-pedagógica e da identidade dos cursos.

 

Detalhes do artigo

Como Citar
Romitelli de Queiroz, M. (2014). A educação superior brasileira no contexto da reforma do Estado: reflexões sobre avaliação externa de cursos e autonomia universitária. Educação Online, (17), 152–171. https://doi.org/10.36556/eol.v0i17.133
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Mônica Romitelli de Queiroz, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

Fisioterapeuta, formada pela Universidade Federal de São Carlos;

Mestre em Ciências pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo;

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação, da PUC-Rio, turma 2014.

Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, desde 2006.