Fanfictions e webnovelas: escrita digital de adolescentes brasileiros

Conteúdo do artigo principal

Ilana Eleá Santiago

Resumo

Este artigo descreve práticas e representações de leitura e escrita entre adolescentes brasileiros, observados em um estudo de caso etnográfico. Em comunidades virtuais para a escrita e divulgação de fanfictions e webnovelas - histórias escritas por fãs -, um questionário com 28 perguntas abertas foi disponibilizado na rede social Orkut. Depois de duas semanas, 200 respostas on-line foram enviadas. Neste artigo, apresento os resultados dos questionários, analiso as características específicas da escrita de fanfictions e webnovelas no ambiente virtual e os fatores considerados pelos jovens, em seus próprios termos, como os mais importantes para seu desenvolvimento como leitores e escritores.

Detalhes do artigo

Como Citar
Santiago, I. E. (2014). Fanfictions e webnovelas: escrita digital de adolescentes brasileiros. Educação Online, (17), 95–111. https://doi.org/10.36556/eol.v0i17.131
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Ilana Eleá Santiago, The International Clearinghouse on Children, Youth and Media / Nordicom, University of Gothenburg

Doutora em Educação (PUC-Rio), Especialista em Mídia-Educação (Universita Cattolica di Milano), Coordenadora científica da The International Clearinghouse on Children, Youth and Media.