Panorama da teoria das competências no ensino superior: análise do banco de teses e dissertações da Capes

Conteúdo do artigo principal

Marcio Trevisol
Davi Alexandre Schoenardie

Resumo

A pesquisa analisa as teses e dissertações publicadas no portal da Capes que tratam sobre a temática da teoria das competências no ensino superior. O problema investigativo se organiza em torno da pergunta: O que a comunidade científica tem pesquisado e produzido sobre a teoria das competências? Trata-se de uma pesquisa qualitativa, exploratória e histórico-crítica, com revisão de literatura do tipo estado do conhecimento. Os 28 estudos selecionados foram analisados por meio da análise de conteúdo (BARDIN, 1977) e organizados a partir das categorias: teorias das competências e educação superior; fundamentos teóricos e epistemológicos em Perrenoud; e ensino-aprendizagem por aquisição de competências. Os resultados apontam que o campo de estudos carece de mais pesquisa, fundamentação teórica, aparato epistemológico e método investigativo, além de não apresentarem contrapontos filosóficos e pedagógicos à teoria das competências.

Detalhes do artigo

Como Citar
Trevisol, M., & Schoenardie, D. A. (2022). Panorama da teoria das competências no ensino superior: análise do banco de teses e dissertações da Capes. Educação Online, 17(41), 85–107. https://doi.org/10.36556/eol.v17i41.1179
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Marcio Trevisol, Unoesc

Titulação: doutor em educação na Universidade de Passo Fundo (UPF); mestre em ética e filosofia política pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); especialista em metodologia do ensino de filosofia pela Universidade de Passo Fundo (UPF); graduação em filosofia pelo Centro Universitário Assunção (Unifai).

Função atual:  professor da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), nas áreas de filosofia, sociologia, ciência política e ética; líder do grupo de pesquisa “Comunicação, Mídia e Sociedade” em torno dos seguintes temas; membro e pesquisador do grupo de pesquisa GGrupo de Estudos e Pesquisa em Educação Superior (Gepes) –UPF; participante da Rede ibero-americana de estudos e pesquisas em políticas, processos de educação superior – Rieppes – Unoesc/Unicamp e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas de Educação Superior da Região Sul – Geppes, ambos sediados na Ppged da Unoesc; formação de professores das redes estaduais, particulares e municipais; membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de graduação em comunicação social: habilitação em publicidade e propaganda; membro do Comitê de Bioética do Hospital Universitário Santa Terezinha - HUST; membro institucional do Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP) da Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Área de pesquisa: política e comunicação, democracia, indústria cultural, ideologia, poder, educação e mídia

Davi Alexandre Schoenardie, Unoesc

Graduando em Publicidade e Propaganda, na Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc). Membro do Grupo de Pesquisa “Comunicação, Mídia e Sociedade”. Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti), do CNPQ; davischoenardie2002@gmail.com

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.