Políticas afirmativas e assistência estudantil: complementaridades efetivadas na gestão universitária

Conteúdo do artigo principal

Daniel Gustavo dos Santos
Gustavo Melo Silva
Paulo Henrique de Lima Siqueira
André Luís Bertassi

Resumo

O objetivo deste artigo foi avaliar em que medida o Pnaes atendeu, por meio de editais do Programa de Avaliação Socioeconômica (Pase), aos ingressantes pelas cotas de renda no ensino superior da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Realizou-se uma pesquisa documental, que buscou informações referentes ao ingresso na graduação e aos editais do Pase. Os resultados demonstraram que as matrículas em ações afirmativas de renda foram priorizadas. Na faixa de renda prioritária do Pnaes, considerando os selecionados no Pase dentre os ingressantes, identificou-se uma demanda mínima reprimida de 64% a cada edital. Constatou-se também que programas e ações de assistência estudantil disponibilizados pela instituição extrapolam o Auxílio de Promoção Socioacadêmica disponível através dos editais do Pase. O estudo aponta para maior necessidade de integração entre políticas de acesso e de permanência por meio de ações administrativas.

Detalhes do artigo

Como Citar
Santos, D. G. dos, Melo Silva, G. ., Siqueira, P. H. de L. ., & Bertassi, A. L. . (2022). Políticas afirmativas e assistência estudantil: complementaridades efetivadas na gestão universitária. Educação Online, 17(41), 64–84. https://doi.org/10.36556/eol.v17i41.1133
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Daniel Gustavo dos Santos, Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ)

Titulação: mestrando do programa de mestrado profissional em administração pública em rede da Associação Nacional de Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Profiap/Andifes); MBA em gestão pública (2015) pelo Instituto Prominas, Universidade Candido Mendes, (Ucam) e bacharel em administração (2012) pela Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul).

Função atual: técnico administrativo da Pró-Reitora de Assuntos Estudantis da UFSJ.

Área de pesquisa: materiais e patrimônio, recursos humanos e assistência estudantil.

Gustavo Melo Silva, Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ)

Titulação: doutor em sociologia (2010) pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); mestre em engenharia de produção (2003) pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); bacharel em administração (1997) pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).

Função atual: professor do Departamento de Ciências Administrativas e Contábeis (Decac/UFSJ);  docente na graduação e pós-graduação em instituições de ensino superior e parecerista de periódicos e eventos científicos nacionais e internacionais na área de administração e sociologia; professor do Núcleo Docente Permanente do Mestrado Profissional em Administração Pública (Profiap/Andifes) e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Planejamento e Território (Pgdplat/UFSJ).

Área de pesquisa: administração pública, sociologia econômica e das organizações, desenvolvimento local e gestão universitária.

Paulo Henrique de Lima Siqueira, Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ)

Titulação:  graduação em administração pela Universidade Federal de Viçosa (1999); mestrado em economia aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (2004); doutorado em administração pela Universidade Federal de Lavras (2013).

Função atual: revisor de periódico da Organizações Rurais e Agroindustriais (Ufla); professor adjunto da Universidade Federal de São João Del-Rei; revisor de periódico da Revista Economia & Gestão; revisor de periódico da Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos, da Universidade Federal de Ouro Preto; Revisor de periódico Revista Brasileira de Iniciação Científica; e revisor de periódico Journal of Cleaner Production. 

´Área de atuação: competitividade, cadeia agroindustrial, Cana-de-açúcar.

André Luís Bertassi, Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ)

Titulação: graduação em ciências contábeis pela Universidade Metodista de Piracicaba - Unimep (1995); mestre em administração pela Unisal-Americana-SP; doutor em administração pela Universidade Metodista de Piracicaba - Unimep .

Função atual: professor do Quadro Permanente - Classe Adjunto - Nível II, da Universidade Federal de São João del Rei, lotado no Departamento de Ciências Administrativas e Contábeis/DECAC.

Área de pesquisa: sustentabilidade, indicadores de responsabilidade social na gestão pública, gestão de empreendimentos em rede, contabilidade para usuários externos, controladoria e contabilidade gerencial; educação e pesquisa em contabilidade.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.