Pluralidade de atividades didáticas no ensino de biologia e a questão da motivação discente

Conteúdo do artigo principal

André Cunha Rodrigues dos Santos Cunha
Ana Cristina Pimentel Carneiro de Almeida
José Moyses Alves

Resumo

Este estudo analisa os sentidos de motivação, para alunos do ensino médio, sobre o pluralismo didático em aulas de biologia. O objetivo foi compreender como a motivação discente pode ser afetada por essa pluralidade de atividades. Para isso, foi realizada uma pesquisa-ação, com seis alunos, em 21 encontros, em que as informações foram coletadas mediante questionários, registros sobre cada atividade e observação das aulas. Com este trabalho, compreendeu-se que a motivação não está desconectada de um objetivo, podendo haver discordância entre as metas do professor e as metas dos alunos, ponto crucial no entendimento do cenário educativo do ensino médio atual. Nesse intuito, é necessário o planejamento educacional, em consonância com a realidade em que os alunos estão inseridos. Avaliamos que houve motivação discente com a pluralidade didática, porém, destacamos que essa motivação foi alcançada por meio da variação de estratégias e pelo ambiente social estabelecido nessas aulas. Assim, podemos concluir que a motivação não é inata, mas, sim, uma construção subjetiva dos sujeitos envolvidos nesse cenário.

 

Detalhes do artigo

Como Citar
Cunha, A. C. R. dos S., Almeida, A. C. P. C. de, & Alves, J. M. (2014). Pluralidade de atividades didáticas no ensino de biologia e a questão da motivação discente. Educação Online, (17), 59–76. https://doi.org/10.36556/eol.v0i17.111
Seção
Artigos
Biografia do Autor

André Cunha Rodrigues dos Santos Cunha, Universidade Federal do Pará (Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará)

Professor de Biologia da Escola de Aplicação da UFPa atualmente fazendo doutorado no Instituto de Educação Matemática e Cientifica (IEMCI) da UFPA.