Retomada Epistêmica e Experiências Permundos: ações antirracistas de reparação epistêmica na UFG

Conteúdo do artigo principal

Alexandre Herbetta
Carolina Fonseca
Pedro Britto
Weretuma Karajá
Delarin Tsereura Butaawe
Valdemar Tsibrui 're Tsoropre
Samanta Maluadidi Javaé
Edval Canela
Daniel Pereira de Sousa Pastana Yudja Juruna
Rômulo Tsereru'õ
Higino Tsitomowe Paramei'wa
Edmundo Wahuka Javaé

Resumo

Este texto apresenta o projeto “Saberes, textualidades e visualidades interculturais: potencialidades de tramas-grafias para retomadas epistêmicas”, realizado no âmbito do Núcleo Takinahaky de Formação Superior Indígena, da Universidade Federal de Goiás. Ele tem como eixo a noção de “Retomada Epistêmica” e se desenvolve por meio de atividades acadêmicas vinculadas ao estudo do tema contextual: Terra, território e sustentabilidade. O objetivo da proposta é pensar, problematizar e produzir conhecimento sobre o território, entendido tanto em relação aos espaços originários, como em relação ao espaço acadêmico. Em seguida, busca-se problematizar processos de violência epistêmica, presentes nos distintos espaços. Nesse sentido, por meio do campo expandido das artes visuais, apresentamos imagens-conhecimentos que expressam e produzem relações entre saberes indígenas e não indígenas e refletem sobre a presença indígena em espaços acadêmicos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Herbetta, A., Fonseca, C., Britto, P., Karajá, W., Tsereura Butaawe, D., Tsibrui ’re Tsoropre, V., … Wahuka Javaé, E. . (2021). Retomada Epistêmica e Experiências Permundos: ações antirracistas de reparação epistêmica na UFG. Educação Online, 16(38), 156–182. https://doi.org/10.36556/eol.v16i38.1096
Seção
Antropologia e Educação
Biografia do Autor

Alexandre Herbetta, UFG

Doutor em antropologia social pela Pontifícia Unjversidade Católica de São Paulo. É professor associado no Núcleo Takinahaky e no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal de Goiás. 

Área de pesquisa: interculturalidade crítica, da antropologia e educação e da etnologia Indígena.

Carolina Fonseca, UFG

Doutora em processos urbanos contemporâneos pela Universidade Federal da Bahia. É professora na Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás e coordenadora do Laboratório Design Interlocutório.

Área de pesquisa: design, dos processos colaborativos e da arquitetura e urbanismo.

Pedro Britto, UFG

Doutor em processos urbanos contemporâneos pela Universidade Federal da Bahia. É professor e orientador no curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo no Mestrado em Projeto e Cidade.

Área de pesquisa: história e teoria da arquitetura e da cidade e  processos e tecnologias de projeto e planejamento.

Weretuma Karajá, UFG

É graduado no curso de educação intercultural indígena do Núcleo Takinahaky de Formação Superior Indígena na Universidade Federal de Goiás. . É professor indígena

Área de pesquisa: educação intercultural.

Delarin Tsereura Butaawe, UFG

É graduado no curso de educação intercultural indígena do Núcleo Takinahaky de Formação Superior Indígena na Universidade Federal de Goiás. É professor indígena

Área de pesquisa: educação intercultural

Valdemar Tsibrui 're Tsoropre, UFG

É graduado no curso de educação intercultural indígena do Núcleo Takinahaky de Formação Superior Indígena na Universidade Federal de Goiás.  É professor indígena

Área de pesquisa: educação intercultural.

Samanta Maluadidi Javaé , UFG

É graduado no curso de educação intercultural indígena do Núcleo Takinahaky de Formação Superior Indígena na Universidade Federal de Goiás.  É professor indígena

Área de pesquisa: educação intercultural.

Edval Canela, UFG

É graduado no curso de educação intercultural indígena do Núcleo Takinahaky de Formação Superior Indígena na Universidade Federal de Goiás.  É professor indígena

Área de pesquisa: educação intercultural.

Daniel Pereira de Sousa Pastana Yudja Juruna, UFG

É graduado no curso de educação intercultural indígena do Núcleo Takinahaky de Formação Superior Indígena na Universidade Federal de Goiás.  É professor indígena

Área de pesquisa: educação intercultural.

Rômulo Tsereru'õ, UFG

É graduado no curso de educação intercultural indígena do Núcleo Takinahaky de Formação Superior Indígena na Universidade Federal de Goiás.  É professor indígena

Área de pesquisa: educação intercultural.

Higino Tsitomowe Paramei'wa, UFG

É graduado no curso de educação intercultural indígena do Núcleo Takinahaky de Formação Superior Indígena na Universidade Federal de Goiás.  É professor indígena

Área de pesquisa: educação intercultural.

Edmundo Wahuka Javaé, UFG

É graduado no curso de educação intercultural indígena do Núcleo Takinahaky de Formação Superior Indígena na Universidade Federal de Goiás.  É professor indígena

Área de pesquisa: educação intercultural.