Performances de resistência comunitária: o grito de desencurralamento dos geraizeirinhos de Sobrado

Conteúdo do artigo principal

Jonielson Ribeiro de Souza
Luciana Hartmann
https://orcid.org/0000-0003-1203-5027
Mônica Celeida Rabelo Nogueira
https://orcid.org/0000-0002-4541-7008

Resumo

À luz de perspectivas teóricas das performances culturais, este artigo apresenta reflexões sobre uma experiência teatral vivenciada por crianças e adolescentes da comunidade geraizeira de Sobrado. Em reação aos impactos socioambientais e expropriações territoriais provocados por grandes empreendimentos econômicos em seus territórios, dezenas de comunidades geraizeiras, como o Sobrado, se utilizam de diversos atos performáticos como forma de resistência. A pesquisa demonstra que as performances cênicas podem contribuir para os processos de sensibilização e formação sociopolítica vivenciados pelas comunidades, que podem ser potencializados por metodologias de pesquisas que operam na confluência entre as ciências sociais e as artes.

Detalhes do artigo

Como Citar
Ribeiro de Souza, J., Hartmann, L., & Celeida Rabelo Nogueira, M. (2021). Performances de resistência comunitária: o grito de desencurralamento dos geraizeirinhos de Sobrado. Educação Online, 16(38), 134–155. https://doi.org/10.36556/eol.v16i38.1069
Seção
Antropologia e Educação
Biografia do Autor

Jonielson Ribeiro de Souza, Universidade Federal de Goiás

Doutorando pelo Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Performances Culturais - PPGIPC/FCS/UFG; Mestre em Sustentabilidade junto a Povos e Terras Tradicionais - MESPT/CDS/UnB;  Especialização em Direitos Sociais do Campo - UFG; bacharel em Ciências Sociais pela UFMG e é ator, formado pelo curso técnico de ator do Teatro Universitário da UFMG. É professor de sociologia no Ensino Médio e coordenador do Ponto de Cultura Riguilido.

Áreas de pesquisa: performances culturais, antropologia, sociologia e teatro"

Luciana Hartmann, Universidade de Brasília

Graduação em artes cênicas - Bacharelado em Interpretação Teatral, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996), mestrado em antropologia social (2000) e doutorado em antropologia social (2004) pela Universidade Federal de Santa Catarina, com período de doutorado sanduíche na área de Antropologia Visual na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS) - Paris (2002-2003).Pós-doutorado na Université Paris X  Ouest Nanterre La Défense (2014-2015) e no CRIA (Centro em Rede de Investigação em Antropologia) - Universidade de Lisboa (2019-2020)

 Professora associada IV do Departamento de Artes Cênicas da UnB, atua no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGCEN) dessa universidade e como colaboradora no PPG Performances Culturais, da UFG.

Participa como membro do corpo editorial e parecerista de diversos periódicos artístico-científicos. É pesquisadora do GESTO - Grupo de Pesquisa em Oralidade e Performance (UFSC) e líder do Grupo de Pesquisa Imagens e(m) Cena (UnB), que participa da Rede Internacional de Estudos da Presença, que congrega 18 grupos de pesquisa em 16 universidades de seis países (Brasil, Argentina, Portugal, Angola, Moçambique e França).

Área de Pesquisa: antropologia da performance e a pedagogia das artes cênicas

Mônica Celeida Rabelo Nogueira, Universidade de Brasília

Titulação: Doutora em Antropologia Social Função atual: Professora Adjunta da Universidade de Brasília (UnB) Área de pesquisa: Povos e comunidades tradicionais do Cerrado, territórios e expressões de territorialidade, sustentabilidade e educação para a interculturalidade.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.