Menina com a máscara da morte": experiências em antropologia, arte e educação em tempos de pandemia

Conteúdo do artigo principal

Amanda Silveira
Ceres Karam Brum
Fernanda Stroher Barbosa

Resumo

Neste artigo, apresentamos três experiências que remetem às relações entre arte, antropologia e educação. Trata-se de reflexões de inspiração autoetnográficas, tecidas a partir de março de 2020, como formas plurais de dialogar com “o inusitado” em que se tem configurado a situação de pandemia Covid-19, em Santa Maria, no sul do Brasil. Um de nossos pontos de encontro foi a necessidade de aprendizado do corpo como casa, enquanto instrumento de trabalho docente no espaço privado, que constatamos, ao tentarmos nos adaptar a essa nova realidade como artistas, pesquisadoras e professoras. O diálogo entre os três contextos de ensino-pesquisa ocorreu igualmente pela perenidade da ideia de morte presente na pintura de Frida Kahlo, que experimentamos através de diferentes formas de ritualizar a pandemia.

Detalhes do artigo

Como Citar
Silveira, A., Karam Brum, C., & Stroher Barbosa, F. . (2021). Menina com a máscara da morte": experiências em antropologia, arte e educação em tempos de pandemia. Educação Online, 16(38), 204–226. https://doi.org/10.36556/eol.v16i38.1056
Seção
Antropologia e Educação
Biografia do Autor

Amanda Silveira, UFSM

Graduação em dança (UFSM). Mestrado em ciências sociais (UFSM)

Doutoranda em ciências sociais pela (UFSM)

Área de pesquisa:

Ceres Karam Brum, UFSM

Graduação em ciências jurídicas e sociais pela Universidade Federal de Santa Maria (1991), Graduação em história pela Universidade Federal de Santa Maria (1996), mestrado em educação pela Universidade Federal de Santa Maria (1998), mestrado em integração latino-americana pela Universidade Federal de Santa Maria (1999) e doutorado em antropologia social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005), com estágio acadêmico na École des Hautes Études en Sciences Sociales (2003-2004) e pós-doutorado júnior em história ibero-americana pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2005). 

É professor associado da Universidade Federal de Santa Maria, no Departamento de Ciências Sociais e no mestrado em ciências sociais.

Área de pesquisa: antropologia da educação

Fernanda Stroher Barbosa, UFSM

Graduação em relações públicas e em dança (UFSM).

Artista-Pesquisadora doutoranda em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Santa Maria.

Integrante do Grupo de Pesquisa Performances: Arte e Cultura (UFSM), vinculado ao CNPQ, assim como do LAPARC - Laboratório de Performance, Arte e Cultura, vinculado ao Ppgart UFSM e ao curso de Dança Bacharelado UFSM. Pesquisa criação, performance, aprendizagem e produção de subjetividade em movimentos sociais e culturais. Atua como artista, educadora, produtora de conteúdo para mídias sociais.

Área de pesquisa: performance, dança, política, educação somática e antropologia da educação.