Covid-19 - mediação de tecnologias durante a pandemia nos anos iniciais do ensino fundamental

Conteúdo do artigo principal

Andressa Aparecida Malinoski
https://orcid.org/0000-0002-3905-4634
Awdry Feisser Miquelin
https://orcid.org/0000-0002-7459-3780
Danislei Bertoni
https://orcid.org/0000-0002-9591-1960
Evelize Bordinhão Costa
https://orcid.org/0000-0002-7648-8757

Resumo

Este estudo buscou investigar as dificuldades enfrentadas pelos professores e professoras dos anos iniciais do ensino fundamental I em relação ao ensino durante a pandemia ocasionada pela Covid-19. Como metodologia, utilizou-se a análise qualitativa e coleta de dados por meio do questionário aplicado à professores e professoras de duas escolas, uma da rede pública e a outra da rede privada, ambas localizadas no município de Ponta Grossa-PR. Como resultado, constatou-se que a maioria dos professores e professoras pesquisados não receberam formação acadêmica sobre o ensino não presencial, bem como se perceberam despreparados para ministrar aulas e atividades nesse modo, evidenciando o quão a abordagem de ensino tradicional está incutida nos sujeitos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Malinoski, A. A., Miquelin, A. F. ., Bertoni, D., & Costa, E. B. (2022). Covid-19 - mediação de tecnologias durante a pandemia nos anos iniciais do ensino fundamental. Educação Online, 17(41), 186–198. https://doi.org/10.36556/eol.v17i41.1019
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Andressa Aparecida Malinoski, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Titulação: estre em ensino de ciência e tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Função atual: professora dos anos iniciais do ensino fundamental (1° ao 5° ano), em escola da rede municipal de ensino da cidade de Ponta Grossa- PR.    Área de pesquisa: educação (ciências e tecnologia). 

Awdry Feisser Miquelin, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

titulação: doutor em educação científica e tecnológica pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná   Função atual: professor associado III no Departamento Acadêmico de Ensino da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Ponta Grossa; professor do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia (Câmpus Ponta Grossa) - mestrado e doutorado;  coordenador do Doutorado do Ppgect.   Área de pesquisa: educação (abordagem sistêmica; ensino, ciência e tecnologia; sociedade). 

Danislei Bertoni, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Titulação: doutor em educação pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná   Função atual: professor dos cursos de licenciatura interdisciplinar em ciências naturais e licenciatura em ciências biológicas, Utfpr, campus Ponta Grossa; professor do mestrado em ensino de ciência e tecnologia, Ppgect, Utfpr, campus Ponta Grossa.   Área de pesquisa: educação (tecnologia e ensino de ciências).

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.