Gênero e diversidade na escola: uma análise das políticas de formação continuada desenvolvidas entre 2009 e 2010 no Paraná

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Mônica Karpinski
Alayde Maria Pinto Digiovanni

Resumo

As relações desiguais de gênero estão diretamente relacionadas aos processos educacionais formais e não formais. Nesse sentido, as políticas de formação de professoras/es se tornam fundamentais na promoção de uma educação para relações igualitárias. Nesta pesquisa, fundamentada na perspectiva do materialismo histórico-dialético, buscamos compreender como se organizou e realizou o curso de formação continuada Gênero e Diversidade na Escola - GDE, disponibilizado em 2009 e 2010, no estado do Paraná. Foram analisados os relatórios oficiais da Secretaria Estadual de Educação, além da entrevista com a coordenadora do Núcleo de Gênero e Diversidade Sexual – NGDS à época. Concluímos que as políticas apresentadas assumiram um caráter diferenciado no Paraná, ao propor novos caminhos de enfrentamento às situações de violências de gênero, preconceito e discriminação dentro das instituições escolares.

Detalhes do artigo

Como Citar
Karpinski, M., & Pinto Digiovanni, A. M. . . (2022). Gênero e diversidade na escola: uma análise das políticas de formação continuada desenvolvidas entre 2009 e 2010 no Paraná. Educação Online, 17(39), 19–41. https://doi.org/10.36556/eol.v17i39.1003
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Mônica Karpinski, Universidade Estadual do Centro Oeste

Formação: graduada em psicologia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste/Unicentro.

Função atual: residente em Saúde da Família pela Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba (SMS).

Área de pesquisa: psicologia, gênero e violência.

Alayde Maria Pinto Digiovanni, Universidade Estadual do Centro Oeste

Formação: doutora pelo programa em Integração da América Latina Prolam/USP

Função atual: professora adjunta do curso de psicologia da Universidade e Estadual do Centro-Oeste/ Unicentro

 Área de pesquisa: psicologia, educação e políticas públicas no Brasil e na América Latina.

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