Educação, trabalho e tecnologias: a reflexão filosófica no ensino médio técnico

Conteúdo do artigo principal

Daniel Salésio Vandresen

Resumo

Este trabalho tem por objetivo refletir sobre o papel da filosofia para a formação do sujeito autônomo na educação tecnológica. O estudo tem como contexto de análise a reflexão sobre a tríplice relação entre a educação, o trabalho e as tecnologias, tendo como questão norteadora a problematização do ensino técnico entre a formação de uma subjetividade autônoma ou apenas para adaptação às necessidades mercadológicas. O texto apresenta ainda a análise do conceito de trabalho como princípio educativo como requisito para a compreensão histórica do conhecimento científico e tecnológico. Por fim, relata-se a experiência de pesquisa sobre a utilização do blog na educação, atividade realizada com alunos do ensino médio técnico do IFPR/Campus Assis Chateaubriand.

 

Detalhes do artigo

Como Citar
Vandresen, D. S. (2014). Educação, trabalho e tecnologias: a reflexão filosófica no ensino médio técnico. Educação Online, (16), 23–40. https://doi.org/10.36556/eol.v0i16.100
Seção
Artigos