As crianças e suas narrativas audiovisuais: o que nos contam com suas produções

Conteúdo do artigo principal

Renata Gazé

Resumo

Hoje, muitas crianças convivem com narrativas audiovisuais nas telas da televisão, do celular, do cinema e dos computadores de uma forma geral. Como se relacionam com esse vasto universo, envolvendo sons e imagens, e como produzem suas próprias narrativas com essa mesma linguagem? O presente artigo traz um estudo sobre a relação de crianças de 8 a 11 anos com a produção de narrativas audiovisuais, entendendo que produzir também é uma maneira de se apropriarem dessas narrativas e de mostrarem o repertório que trazem, o que pensam, como entendem e como querem contar suas próprias histórias com áudio e vídeo. Por fim, aponta algumas contribuições para processos de ensino e aprendizagem. A metodologia utilizada foi a pesquisa-intervenção, e o campo foi realizado através de oficinas de criação e produção de narrativas audiovisuais.

Detalhes do artigo

Como Citar
Gazé, R. (2021). As crianças e suas narrativas audiovisuais: o que nos contam com suas produções. Educação Online, 16(36), 90–103. https://doi.org/10.36556/eol.v16i36.783
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Renata Gazé, Unirio - DOI 10.36556/eol.v16i36.783

Graduada em comunicação social e pedagogia, especialista em mídia e educação pela PUC-Rio e mestre em educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio). Professora com atuação nas redes pública e privada de escolas para formação de equipe e comunidade escolar e atuação com habilidades sociais e emocionais. Professora e idealizadora de projetos de incentivo à leitura, escrita e criação de narrativas audiovisuais no contraturno escolar.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.